Código de Ética

Código de Conduta Ética Organizacional

Este manual tem o objetivo oferecer um instrumento para orientar e auxiliar suas atitudes e tomadas de decisões.

Ele será aplicado nos seguintes campos.

 

POSICIONAMENTO DA EMPRESA:

• A FERSOL TRANSPORTES E LOGISTICA repudia qualquer discriminação seja de raça, cor, credo, orientação sexual ou estatuto matrimonial ou maternidade contra os seus colaboradores, tratando todos com igualdade.

• Não admite a prática de abuso de poder, assédio moral, sexual ou econômico, ou situações que signifiquem intimidações ou ameaças no relacionamento entre os colaboradores, independentemente de sua hierarquia.

• Valoriza o relacionamento e a comunicação com seus colaboradores, de forma direta e transparente com base na confiança e dedicação da sua equipe.

• Prioriza o direito ao sigilo de cada colaborador, impedindo a divulgação de informações pessoais que possam constrangê-los ou expô-los.

• Valoriza a livre associação e as diversas opiniões, respeitando a conversa franca e aberta com os sindicatos e colaboradores.

• Acredita que seu maior patrimônio são os colaboradores, agindo com respeito e comprometimento em todas as etapas, desde a admissão até o desligamento.

• Oferece equipamentos, instalações e ferramentas necessários para assegurar um ambiente de trabalho adequado e que combine com suas atividades.

• Respeita os direitos humanos básicos de seus colaboradores.

• Não aprova o trabalho infantil.

 

COLABORADORES, devem se guiar pelas seguintes diretrizes:

• Respeito à prioridade e as informações da FERSOL TRANSPORTES E LOGISTICA.

• Respeito à diretriz da empresa do não uso de celulares, tabletes, smartphones no período de jornada de trabalho, sendo que será permitido o uso do telefone fixo para o caso de contato emergencial com alguém externo a empresa a qualquer momento, e livre o uso nos horários de refeição ou intervalos. É permitido apenas para fins de realização de trabalho o uso dos equipamentos da empresa, como computadores, celulares, smartphones, caminhões, empilhadeiras, etc.

• Atender a clientes ou fornecedores, com zelo, educação e de forma adequada.

Usando sempre sua identificação profissional e do setor onde trabalha como, por exemplo:

_ Bom dia, Fersol Transportes, Fernando.

• Zelar e Cuidar, em suas atividades diárias, pelo patrimônio da empresa, incluindo os bens de terceiros (clientes) que somos responsáveis pela posse, manuseio, transporte e armazenamento em nosso pátio.

• Ao representar a empresa para a mídia apenas se autorizado para tanto, preservando nossa imagem positiva em todas as atividades.

• Em caso de tratamento direto ou indireto com fornecedores ou clientes, adotamos como prática que todos os colaboradores executem o bom atendimento a estes, respeitando o estabelecido no contrato entre as partes.

 

Sigilo e segurança da informação, devem se guiar pelas seguintes diretrizes:
 

• Manter sigilo sobre os negócios da empresa, não utilizando, em nenhuma hipótese, estas informações para obter qualquer tipo de vantagem.

• Estar sempre dentro das determinações legais e os padrões morais quando fizer uso dos sistemas de Tecnologia da Informação, segundo os procedimentos internos da empresa.

 

Presentes, brinde e favores, devem se guiar pelas seguintes diretrizes:
 

• Não aceitar qualquer tipo de presente, com exceção de brindes de pequeno valor, respeitando sempre os costumes locais, sempre com autorização e conhecimento da Diretoria.

• Não beneficiar a si ou a terceiros, com ou sem prejuízo à Empresa, em decorrência das oportunidades comerciais que tiver conhecimento em razão de suas atribuições.
 

Segurança do Trabalho & Meio Ambiente, devem se guiar pelas seguintes diretrizes:

• Atender à proibição do porte e uso de armas ou drogas de qualquer tipo dentro da empresa. 
• Cumprir e contribuir com as normas de Segurança do Trabalho, zelando pela sua integridade.

• Atentar-se aos avisos de Proibido Fumar nos locais fechados e respeitá-los.

• Ater-se à sinalização nos departamentos sobre o Uso Obrigatório de EPI´s nos locais onde há necessidade.

• Ao receber o Uniforme da empresa, preservá-lo e utilizá-lo apenas em seu expediente de trabalho nas dependências da FERSOL TRANSPORTES E LOGISTICA.

• Zelar pelo meio ambiente, apoiando e respeitando os projetos da empresa que tem a finalidade de proteção ambiental.

 

Política de Álcool, Drogas e substancias entorpecente, devem se guiar pelas seguintes diretrizes:

• Seguir as determinações da empresa de não consumir bebidas alcoólicas no horário de trabalho, bem como não adentrar as dependências da empresa em estado de embriaguez.

• A empresa não aceita a apresentação do colaborador sob o efeito de substancias entorpecente assim como o consumo destas substancias no ambiente e ou expediente de trabalho.

 

Gestão e manutenção do Manual de Ética e Conduta:

• Qualquer conduta que acreditem de boa fé, ser uma transgressão das leis ou do Código de Ética ou de acordo com os procedimentos internos da empresa devem ser comunicados ao seu superior imediato ou ao setor de Recursos Humanos (Caixas de Sugestões) para que sejam tomadas as devidas tratativas e manteremos o total sigilo desta informação.

• A prática de algum comportamento inapropriado não previsto em nosso Regulamento ou Código de Ética irá contribuir desfavoravelmente em seu progresso nesta organização, além de poder acarretar-lhe desligamento por justa causa, conforme preceitua as disposições do Artigo 482 e suas alíneas da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT).

• A FERSOL TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA, compreende que todos os colaboradores que fazem parte de sua equipe de forma direta ou indireta, independente do seu nível hierárquico e suas atribuições diárias de trabalho, devem estar cientes que façam cumprir o código de conduta ética organizacional como prática do seu cotidiano.

 

Documento de aceitação do Código de Ética, clique aqui para BAIXAR